sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O ESPÍRITO SANTO NA ORAÇÃO

Por Madame Guyon


É de vital importância para você, ler cuidadosamente os versículos das Escrituras neste capítulo. Deus tem revelado a seus filhos o segredo da oração eficaz dizendo-nos como Ele realmente nos auxilia em oração através do Seu Santo Espírito.

"Se alguém não tem o Espírito Santo, esse tal não é Dele". (Romanos 8:9). Para pertencer a Jesus, devemos estar cheios de Seu Espírito e esvaziados do nosso próprio espírito. O apóstolo Paulo conheceu a necessidade da divina influência do Espírito na sua vida. Em Romanos 8:14, ele continua: "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus". O trabalho divino faz primeiro ter o divino preenchimento. Novamente Ele disse: "Porque não recebestes o Espírito de Escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Abba, Pai". (Romanos 8:15). O Espírito do qual fala Paulo não é outro senão o atual Espírito de Jesus Cristo que veio para nós, vive em nós, através de nós, e nos ajuda a sentir a presença de Deus. Seu Espírito traz-nos a certeza que não somos mais filhos do mundo, porém agora pertencemos a Deus. "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus". (Romanos 8:16).

Deseja esta unidade com Deus? Sua alma está faminta e sedenta por esta união com Ele? Então, querido de Deus, entregue-se agora à influência deste abençoado Espírito de Deus. Permita-se receber a verdade da Palavra de Deus que realmente o encherá dEle. Com alegria, receba o "espírito de liberdade" que é dado somente aos filhos de Deus, e abandone o "espírito de escravidão". Permita ao seu espírito ser libertado, energizado com entusiasmo para as coisas de Deus. Paulo escreve, claramente, para que todos possam entender o segredo vital da oração "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Romanos 8:26).

Deus falou através de Paulo, que não podemos ser ignorantes das coisas espirituais. Ele quis que soubéssemos das intercessões do Espírito Santo por nós quando oramos. Nós não ficamos sozinhos perante Deus. Que esperança abençoada e conforto isto nos dá! Então se Deus sabe do que temos necessidade, e Seu Espírito está dentro de nós, não deveríamos permitir-lhe derramar seus inexprimíveis gemidos em nosso favor?

O próprio Jesus disse ao Pai: "Eu bem sei que me ouves". (João 11:42). Se livremente consentirmos que o Seu Espírito ore e interceda por nós, também seremos ouvidos sempre. Por que? Ouçam outra vez a Paulo que dominava este mistério: "E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é Ele que segundo Deus intercede pelos santos". (Romanos 8:27). O que ele está dizendo é simplesmente que o Espírito de Deus ora de acordo com a vontade de Deus. A vontade de Deus é que cada pessoa seja salva e que se torne perfeita. Portanto, o Espírito intercede por tudo que é necessário para a nossa perfeição Porque então está sobrecarregado com cuidados deste mundo? Por que se cansa na multiplicidade de seus caminhos, sem nenhuma vez dizer, "Eu desejo descansar na Sua paz"? Deus o convida para lançar suas inquietações sobre Ele, "Porque Ele tem cuidado de vós" (I Pedro 5:7).

O coração de Deus deve ter sido tomado de grande tristeza, quando olhou para Sua criatura exaurida em todas as suas forças com mil negócios externos, quando havia tão pouco a fazer para alcançar tudo que desejava. "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura" (Isaías 55:2).

Oh, se soubéssemos a bem-aventurança de "ouvir atentamente" a Deus: Quão grandemente nossas almas seriam fortalecidas por tal iniciativa. "Cale-se toda a carne, diante do Senhor" (Zacarias 2:13). Pare de esforçar-se em orar tão logo sinta a insistência do Espírito de Deus para orar através de você.

Deus nos assegura que não necessitamos temer nada. Ele promete ter especial cuidado de nós. "Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.". (Isaías 49:15,16).

Após ler estas belíssimas palavras de consolação, como pode estar constantemente receoso em render-se completamente à direção de Deus?

Retirado de "Experimentando Deus através da Oração"

Nenhum comentário:

Postar um comentário