quarta-feira, 23 de março de 2011

O REINO DE DEUS


Por David Paul Yonggi Cho


O reino de Deus não é uma instituição nem uma organização visível. Por melhor que um Estado seja, não pode tornar-se o reino divino, pois este é uma esfera de ação totalmente diferente; um domínio espiritual no qual Deus dirige, controla e governa o destino das nações e dos indivíduos. O Senhor restaura este mundo e recupera a nós, criados à sua imagem e semelhança. É um estado em que o Criador se torna nosso Pai e dá-nos todas as bênçãos preparadas para nós. É um reino em que o adoramos, louvamos o seu santo nome e o fazemos conhecer os desejos de nossos corações. Jesus ensinou aos discípulos a orar pedindo a vinda do reino de Deus.

O Reino dos Céus Plantado na Terra

Jesus não somente ensinou-nos o que era o reino de Deus; foi crucificado a fim de assegurar-nos que o reino duraria para sempre entre nós. Por sua crucificação Jesus semeou sementes do reino divino: vida eterna, alegria, esperança e abundância; quanto ao reino de Satanás, uma terra cheia de maldições. "Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder" (Lucas 12:49).

O reino de Deus que ansiamos por ver descer a esta terra começou a ser estabelecido com a cruz de Cristo. Ele foi firmemente edificado sobre a cruz e sobre as promessas do Pai. Como a cruz começou a estabelecer o reino de Deus na terra? A morte de Jesus pagou o preço de nosso pecado. Erguido no madeiro, de boa vontade derramou seu sangue, o único sangue com poder de remir os pecados de todos os que vierem a ele buscando arrependimento.

Em segundo lugar, Jesus levou nossas enfermidades através de suas feridas. A Bíblia diz que pelas chagas de Jesus fomos curados (1 Pedro 224). Em terceiro lugar, sobre a cruz e com sua ressurreição, Jesus readquiriu o direito sobre este mundo que tinha passado para o domínio de Satanás quando Adão e Eva pecaram. Além disso, levando a coroa de espinhos no Calvário, Jesus removeu a maldição de nossa pobreza e deu-nos o direito de receber bênçãos. E por fim, o sangue de Jesus e sua carne dilacerada tornaram-se o caminho pelo qual somos conduzidos à vida eterna.

Mediante sua morte e ressurreição, Jesus plantou o reino de Deus nesta terra. Quando voltou para o Pai, um sucessor veio a fim de expandir seu reino: o Espírito Santo. Ao cumprir-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente veio do céu um som como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar em línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem (Atos 2:1-4).

O Espírito Santo veio a fim de ajudar-nos, e encontra-se aqui hoje. Ele está por perto para cuidar da semente celestial semeada por Jesus. Garante que ela tenha bom crescimento e produza fruto. Vem e ensina-nos a verdade. Traz à nossa lembrança tudo o que Jesus disse, e guia-nos pelos caminhos retos a fim de podermos viver de acordo com a Palavra. Assim, o Espírito Santo trabalha para a expansão do reino de Deus na terra. Ele também opera por nosso intermédio com o fim de aumentar o número de pessoas no reino. Com o Espírito Santo em nós, tomamo-nos os soldados da fé numa guerra santa cuja vitória já foi assegurada. Por meio dessa guerra justa, o reino dos céus vai florescendo cada vez mais. Onde, pois, está o reino dos céus plantado por Jesus sobre a terra?

O Reino dos Céus em Nossos Corações

Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino divino, Jesus respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós (Lucas 1720, 21). Repetidamente Jesus pregou as boas novas do reino dos céus. Tinha como propósito ensinar ao povo sobre esse reino, e faze-los cidadãos dele. Então, certo dia, os fariseus lhe perguntaram quando o reino de Deus seria estabelecido. Eles ainda alimentavam a falsa expectativa de que esse reino viria a eles na forma de uma nação deste mundo. Mas Jesus lhes disse: "O reino de Deus está dentro em vós."

Quando em nossos corações aceitamos Jesus como Salvador, e o confessamos com a nossa boca, o Espírito Santo implanta uma certeza dentro de nós. Passa a habitar em nossos corpos fazendo-nos templos seus, e a partir desse momento estamos sob o governo de nosso Pai. Este lugar interior onde o Senhor governa e reina é o mesmo em que está assentado o reino divino. Somos novas criaturas: "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (2 Coríntios 5:17). Diversas vezes Jesus comparou o reino de Deus ao processo pelo qual as sementes se transformam em plantas. Quando o reino dos céus vem ao nosso coração, começa a crescer através de nossos pensamentos. Portanto, nossa fé e pensamentos deveriam crescer até chegarem à fé e aos pensamentos de Deus. Tal crescimento deve continuar até nos encontrarmos com Jesus face a face.

Diz a Bíblia: "Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós" (Efésios 320). Se nossos pensamentos alcançam os pensamentos divinos, podemos ver--nos realizando coisas. Todos os dias podemos viver vidas vitoriosas, destruindo Satanás; pois Deus, que está dentro de nós, é maior do que Satanás que tem o poder dos ares do mundo (1 João 4:4). Assim, o reino dos céus existe em nossos corações por intermédio de Jesus e do poder do Espírito Santo. Embora vivamos num mundo onde imperam o caos, o vazio e a escuridão, um novo mundo desabrochou em nossos corações. Um novo reino chegou. As características do reino divino acerca das quais Jesus pregou e plantou na cruz estão realmente ocorrendo em nossas vidas. Recebemos o perdão de nossos pecados. Somos curados. Os demônios são expelidos de nós. Somos libertos da pobreza. Somos libertos da maldição, e recebemos a vida eterna mediante a fé.

Quando tais coisas acontecem em nossa vida, temos uma certeza: o reino de Deus está dentro de nós. Esses sinais acompanham aqueles que crêem em Jesus e o confessam com a boca. Mas é lamentável que muitas pessoas pisem o recinto da igreja ignorando ou não entendendo o novo mundo existente em seus corações — nem tentam crer nisso. Não conhecem esta graça e privilégio — a nova ordem e o novo poder e o novo mundo vindo a nós quando chamamos o Senhor de "Pai". "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento" (Oséias 4-6) Estas palavras de Oséias referem-se a uma ocasião dessas. Jesus também disse aos israelitas desconhecedores da verdade: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:32).

Quando as pessoas começam a freqüentar uma igreja, muitas meramente escolhem-na como o lugar mais cômodo para entrar em contato com a religião, ouvir lições de grandes homens do passado, estudar o aspecto moral da vida deles ou encontrar um padrão ético pelo qual possam viver. Nossa fé em Cristo não é, contudo, uma religião. Não é nem cultura nem moralidade. É uma experiência com Jesus Cristo! É algo novo que acontece em nosso coração. É um acontecimento extraordinário no qual Deus, o Criador dos céus e da terra, comprou-nos com o sangue imaculado de Jesus Cristo e plantou seu reino em nós.

Por sermos o seu povo, já não temos de sofrer a angústia da consciência culpada por causa do pecado, ser oprimidos por Satanás ou viver escravizados a ele. Visto que o reino do Pai está dentro de nosso coração, cabe-nos o direito de desfrutar seus privilégios. A Bíblia nos exorta com urgência: "Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais de novo a jugo de escravidão" (Gaiatas 5:1). Já não temos de comprometernos com o pecado.

Quando você orar "Venha o teu reino", lembre-se de que Deus se apossa de seu coração, e que esta súplica demanda completa dedicação ao Senhor. Ela é a declaração de sua fé no Pai e obediência a ele. Através dela você recebe a incumbência de pregar que o reino celestial está próximo. O modo mais efetivo de levar a cabo esta comissão é desfrutar o privilégio do reino e viver nele diariamente.


Retirado do livro "Orando com Jesus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário