segunda-feira, 25 de abril de 2011

SÉRIE: O NOVO NASCIMENTO - PARTE 3


Por John Piper


O Novo Nascimento e a Certeza da Salvação


Deus nos chama à plena segurança

1 João 5,13: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus”.

Este livro foi escrito, disse João, para ajudar os crentes a terem segurança plena de que nasceram de novo — ou seja, de que têm dentro de si uma nova vida espiritual que nunca desaparecerá.


As ações dos cristãos confirmam a sua nova natureza


João insiste que o ser espiritual deve ser validado pela ação física; do contrário, o ser espiritual simplesmente não é real.

1 João 3.7: “Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo”.

Os regenerados não são impecáveis

1 João 1.8: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós”.

Não há cristão que não peque.

1 João 2.1: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”.

João não supõe que, se você pecar, não nasceu de novo, Ele supõe que, se você pecar, tem um Advogado (Jesus).


Lidando com nosso pecado recorrente

Como as pessoas que experimentaram o milagre do novo nascimento lidam com sua própria pecaminosidade, enquanto tentam viver na plena certeza de sua própria salvação?

Fugindo da presunção, correndo para o Advogado

É comum os crentes se deixarem levar pela presunção pecaminosa (indiferença quanto pecaminosidade). Quando a pessoa nascida de novo experimenta esse tipo de afastamento, a verdade de 1 João 3.9 (“Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado”) tem, mediante o Espírito Santo, o efeito de despertá-la quanto ao perigo de sua condição, para que ela corra para seu Advogado e Propiciação em busca de misericórdia, perdão e justiça.

Fugindo do desespero, correndo para o Advogado

Também é comum os crentes se deixarem levar ao desespero (sua consciência o condena, e seus próprios atos lhe parecem tão imperfeitos que nunca poderiam provar que você nasceu de novo). Quando a pessoa que nasceu de novo experimenta isso, a verdade de 1 João 2.1 tem, por intermédio do Espírito Santo, o efeito de resgatá-la do desespero: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar temos Advogado, junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”.


Embora haja muitos cristãos que realmente nasceram de novo e lutam pela segurança que vem da certeza da salvação, há muitos que se acham cristãos, vão à igreja, onde alguém disse que eles são nova criatura, mas, na verdade, não o são. Fuja da presunção e do desespero e corra para Jesus.


O Novo Nascimento e a Evangelização


Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada. (1 Pedro 1:22-25)

Esta é a verdade (imensamente importante, se você ama alguém ou alguns milhares de pessoas e deseja vê-las nascer de novo para uma viva esperança): se pessoas têm de nascer de novo, isso acontecerá pelo ouvir a Palavra de Deus, centrada no evangelho de Jesus Cristo. Elas serão regeneradas “mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente…”a palavra que vos foi evangelizada”. A obra de Deus e a obra que você realiza andam juntas deste modo:

- Deus produz o novo nascimento mediante a semente da Palavra, o evangelho.

- Deus realiza o novo nascimento por meio da sua pregação do evangelho às pessoas.

- Deus regenera as pessoas mediante as notícias a respeito de quem Cristo é e do que Ele fez na cruz e na ressurreição.

- Deus concede vida nova a corações mortos por meio das palavras que você transmite, quando fala o evangelho.

As pessoas nascem de novo depois de ouvir essas notícias, jamais nascem de novo sem ouvi-las. “A fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10.17). Então, quando perguntamos: o que devemos fazer para ajudar as pessoas a nascer de novo? A resposta bíblica é clara: fale às pessoas as boas-novas, com um coração amoroso e uma vida dedicada a servir.

Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus. Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.


Retirado de "voltemosaoevangelho.com" com alterações, trechos do livro "Finalmente Vivos" de John Piper

Nenhum comentário:

Postar um comentário