quarta-feira, 20 de abril de 2011

SÉRIE: O NOVO NASCIMENTO - PARTE 2


Por John Piper


Como Deus opera o novo nascimento?

Resgatado, Ressuscitado e Chamado

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos [...] Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;. [...] sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais. (1 Pedro 1:3,15,18)


1) Ele nos resgatou do pecado e da ira por meio do sangue de Cristo, pagando o débito, para que pecadores tivessem vida eterna.

2) Ele ressuscitou a Jesus dentre os mortos, para que a união com Jesus concedesse vida eterna, vida que nunca passa.

3) Ele nos chamou das trevas para a luz e da morte para a vida, por meio do evangelho, e nos deu olhos para ver e ouvidos para ouvir. Ele fez a luz da glória de Deus na face de Cristo brilhar em nosso coração, mediante o evangelho, e nós cremos. Aceitamos a Cristo como o tesouro que Ele realmente é.


Por Meio do Lavar Regenerador

Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. (Tito 3:3-7)


O ser nascido de novo dá origem às suas melhores obras e motivações. A bondade de Deus, o seu amor, a sua misericórdia absolutamente gratuita esses são os fatores que explicam o nosso novo nascimento. Não é a circuncisão, nem o batismo, nem obra alguma de justiça praticada por nós. O novo nascimento surge e traz consigo os atos de justiça, e não o contrário.


Qual é a nossa participação no novo nascimento?


Você pode ter pensado que eu diria que não temos participação na regeneração, porque somos espiritualmente mortos. Mas os mortos participam e muito de sua ressurreição – afinal de contas, eles ressuscitam! Eis um exemplo do que quero dizer: quando Jesus se aproximou da sepultura de Lázaro, que estava morto havia quatro dias, Lázaro não teve participação alguma na concessão de sua nova vida. Cristo causou a ressurreição. E Lázaro ressuscitou. No instante em que Deus nos dá nova vida, vivemos. No instante em que o Espírito produz fé, cremos.

A sua participação consiste em exercitar fé — fé no Filho de Deus crucificado e ressurreto, Jesus Cristo, como o Salvador, o Senhor e o Tesouro de sua vida.

A resposta continua assim: a sua ação de crer e a ação de Deus em fazer acontecer são simultâneas. Ele faz acontecer, e você crê no mesmo instante. E — isto é muito importante — a ação dEle é a causa decisiva da sua ação.

Se é difícil para você pensar numa coisa originando outra quando elas são simultâneas, pense no fogo e no calor ou no fogo e na luz. No momento em que há fogo, há calor. No momento em que há fogo, há luz. Entretanto, não diríamos que o calor provocou o fogo ou que a luz causou o fogo. Dizemos que o fogo causou o calor e a luz.


Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; (1 João 5:1)


A combinação do tempo presente (crê) com o particípio (é nascido) é importante. Ela mostra claramente que a fé é a conseqüência, e não a causa, do novo nascimento. Nossa atividade contínua de crer é o resultado e, portanto; a evidência de nossa experiência passada do novo nascimento, pela qual nos tornamos e permanecemos filhos de Deus. (John Stott)


Então, o que isso significa para nós? Significa quatro coisas, e oro para que você as receba com alegria.

1. Significa que devemos crer para sermos salvos, “Crê no Senhor Jesus e serás salvo” (At 16.31). O novo nascimento não assume o lugar da fé, ele envolve fé, é o nascimento da fé.

2. Significa que, entregues a nós mesmos, não cremos. Um morto não pode dar respiração a si mesmo.

3. Significa que Deus, sendo rico em misericórdia, grande em amor e graça soberana, é a causa decisiva da fé.

4. De acordo com 1 Pedro 1.22, o amor é o fruto do coração que foi regenerado. Isso quer dizer que nenhum aspecto da vida deixa de ser afetado pelo novo nascimento.


11 Evidências em 1 João


1. Aqueles que nasceram de Deus guardam os seus mandamentos.

1 João 2.3-4: “Sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade”.

1 João 3,24: “Aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele”.

2. Aqueles que nasceram de Deus andam como Cristo andou.

1 João 2.5-6: “Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”.

3. Aqueles que nasceram de Deus não odeiam as outras pessoas, mas as amam.

1 João 2.9: “Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas”.

1 João 3.14: “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte”.

1 João 4.7-8: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”.

1 João 4.20: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso”.

4. Aqueles que nasceram de Deus não amam o mundo.

1 João 2.15: “Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”.

5. Aqueles que nasceram de Deus confessam o Filho e O recebem (têm).

1 João 2.23: “Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai”.

1 João 4.15: “Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus”.

1 João 5.12: “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida”.

6. Aqueles que nasceram de Deus praticam a justiça.

1 João 2.29: “Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele”.

7. Aqueles que nasceram de Deus não vivem na prática do pecado.

1 João 3.6: “Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu”,

1 João 3,9-10: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão”.

1 João 5.18: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca”.

8. Aqueles que nasceram de Deus possuem o Espírito de Deus.

1 João 3.24: “Nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu”.

1 João 4.13: “Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito”.

9. Aqueles que nasceram de Deus ouvem submissamente a palavra apostólica.

1 João 4.6: “Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro”.

10. Aqueles que nasceram de Deus crêem que Jesus é o Cristo.

1 João 5.1: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus”.

11. Aqueles que nasceram de Deus vencem o mundo.

1 João 5,4: “Todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”)


Retirado de "voltemosaoevangelho.com" com alterações, trechos do livro "Finalmente Vivos" de John Piper

Nenhum comentário:

Postar um comentário