sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O FRUTO DO ARREPENDIMENTO


Por John Bevere


Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento... " (Lc 3:8, 9)


Quantas vezes temos visto homens e mulheres ouvirem uma mensagem e, sob a convicção do Espírito Santo, responderem ao apelo do pregador e fazerem a oração de arrependimento no altar, mas a obra do arrependimento não é completada porque nenhum fruto é apresentado? Eles são libertos temporariamente pela oração mas logo voltam ao estilo de vida original. Arrependimento não é uma oração de libertação feita uma única vez, é uma maneira de viver! É uma decisão do coração para mudança. A obra de arrependimento não é completa até que o fruto da justiça apareça. A oração de arrependimento é apenas um começo.

Paulo escreveu à Igreja de Coríntios na sua primeira carta exortando-os pela sua carnalidade. Ele escreveu uma carta tão convincente que os levou ao arrependimento. Em sua segunda carta, ele reconheceu que eles tiveram tristeza segundo Deus, a qual produziu arrependimento. Vamos ver o fruto que foi produzido:

"A tristeza segundo Deus não produz remorso,
mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a
tristeza segundo o mundo produz morte. Vejam o que
esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que
dedicação, que desculpas, que indignação, que temor,
que saudade, que preocupação, que desejo de ver a
justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a
esse respeito" (2 Co 7.10, 11).

Note que ele alistou sete frutos de arrependimento. Essas são características dos crentes que estão no fogo, que não estão apenas
mornos. As pessoas ficam imaginando por que alguns crentes são tão
zelosos e diligentes. A razão é que eles não têm nada no coração que os
distraia de seu propósito. Quase sempre tentamos viver em dois mundos.
O mundo da carne esfria o fogo do mundo do espírito. Vamos estudar
brevemente os sete frutos:

1. Diligência - Quando o coração está focalizado, você será
diligente. Nós somos ensinados
"que
que
m se aproxima de Deus precisa crer
que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam" (Hb 11.6 - NVI). Se
alguém vacilar para frente e para trás, vivendo no mundo natural e no
mundo do espírito, será preguiçoso espiritualmente. Somos ordenados a "não sermos remissos, mas fervorosos de espírito, servindo ao Senhor" (Rm
12:11).

2. Ansiedade para estarem ausentes de culpa - Muitos vivem debaixo do peso da culpa. Jesus veio para nos libertar da culpa do pecado. Se o arrependimento é genuíno isso produz uma limpeza da consciência que não pode ser produzida de outra forma.

3. Indignação - O arrependimento vai produzir um ódio pelo pecado. Deus Pai disse a Jesus: "Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Pai, te ungiu com óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros" (Hb 1.9). Muitos amam a justiça, mas não odeiam o pecado. A unção é, portanto, fraca. Quando alguém odeia o pecado percebe um acréscimo de unção na sua vida.

4. Temor - Um livro inteiro poderia ser escrito sobre esse assunto. Somos ensinados que devemos "aperfeiçoar a nossa santidade no temor de Deus" (2 Co 7.1), porque o "temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; soberba, a arrogância, o mau caminho... O temor do Senhor é o princípio da sabedoria..." (Pv 8:13 e 9:10)

5. Desejo veemente - Desejo é a vida de oração, criando um clima pra receber de Deus o que você quer. Jesus disse: "Por isso, vos digo que pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco" (Mc 11.24). Se a sua vida de oração é sem vida, é porque o seu desejo não é forte. O arrependimento vai produzir um desejo veemente.

6. Zelo - O dicionário define esta palavra como "estar ávido ou entusiasmado". Quando Jesus expulsou os cambistas do templo, seus discípulos se lembraram do que estava escrito: "O zelo da tua casa me consumirá" (Jo 2.13-17). Jesus exortou a Igreja morna a que se arrependesse (Ap 3.19).

7. Vindicação — O dicionário define essa palavra como "defesa, justificação". A Bíblia diz: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4.7). A maneira de resistir ao Diabo é submeter-se a Deus! Esta é uma vindicação perfeita. Sua maior arma contra o Diabo não é sua boca, mas a sua humildade e seu estilo de vida santo!

O arrependimento produzirá essas qualidades piedosas, que são o fruto que Jesus nos ordenou produzir. Nós não podemos imitar essas características. Elas surgem apenas de um coração puro. Deus está chamando seus filhos para uma vida santa. As pessoas que toleram o pecado não verão a Deus, porque Ele disse que devemos seguir a "santificação, sem a qual ninguém verá ao Senhor" (Hb 12:14).

A santidade é obra de Sua graça e não da carne. Essa obra inicia-se em nosso coração através da avenida do arrependimento. Muitos tem tentado viver um estilo de vida santo nas suas próprias forças e termiram amarrados pelo legalismo.

O caminho para a santidade é através da auto-humilhação em arrependimento. Porque Ele dá graça ao humilde, e graça é o que nos capacita a andar na verdade.


Retirado do livro "A Unção Profética".

Nenhum comentário:

Postar um comentário