terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

EM BUSCA DA ALEGRIA


Por John Piper


Seis Verdades Bíblicas


1. Deus nos criou para sua glória

"... De longe tragam meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas; [...] a quem criei para a minha glória" (Is 43: 6,7).


Deus nos fez para ampliar sua grandeza - da mesma forma que os telescópios ampliam os astros. Ele nos criou para revelarmos sua bondade, verdade, beleza, sabedoria e justiça. A maior demonstração da glória de Deus vem do prazer que sentimos por tudo que Ele é. Isso significação que Deus recebe o louvor, e nós a alegria. Deus nos criou para ser glorificado ao máximo em nós quando nos alegramos ao máximo Nele.


2. Todo ser humano dever viver para a glória de Deus

"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus" (1 Co 10: 31).


Se Deus nos fez para sua glória, torna-se evidente que devemos viver para sua glória. Nossa submissão provém de seu propósito. Portanto, nossa primeira obrigação é mostrar o valor de Deus, ficando satisfeitos com tudo o que Ele é para nós. Essa é a essência do amor de Deus (Mt 22: 37), de nossa confiança Nele (1 Jo 5: 3, 4) e gratidão a Ele (Sl 100: 2-4). Essa é a raiz de toda obediência verdadeira, principalmente a der amar aos outros (Cl 1: 4, 5).


3. Não glorificamos a Deus como deveríamos

"... pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Rm 3: 23)


O que significa estar "destituídos da glória de Deus"? Significa que nenhum de nós tem glorificado e confiado Nele como deveria. Não nos alegramos com sua grandeza e não andamos em seus caminhos. Buscamos satisfação em outras coisas e as tratamos como se fossem mais valiosas do que Deus. Essa é a essência da idolatria (Rm 1: 21-23). Desde que o pecado entrou no mundo, não temos considerado Deus como nosso tesouro mais precioso (Ef 2: 3). Trata-se de uma terrível ofensa à grandeza de Deus (Jr 2: 12, 13).


4. Todos nós estamos sujeitos à justa condenação de Deus

"Pois o salário do pecado é a morte..." (Rm 6: 23).


Todos nós menosprezamos a glória de Deus. Como? Dando preferência a outras coisas e não a Ele, por meio de nossa ingratidão, desconfiança, desobediência. Por conseguinte, Deus está nos impedindo de desfrutar sua glória para sempre. "Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade de seu poder" (2 Ts 1: 9).

A palavra "inferno" é usada doze vezes no Novo Testamento - onze vezes por Jesus. O inferno não é um mito criado por pregadores sinistros e irados. O Filho de Deus, que morreu para livrar os pecadores dessa maldição, fez uma solene advertência. Corremos um grande risco quando não fazemos caso dessa advertência.

Se a Bíblia tivesse parado aqui em sua análise da condição humana, estaríamos condenados a um futuro sem esperança. Contudo, ela não pára aqui...


5. Deus enviou seu Filho Unigênito, Jesus, para nos conceder alegria e vida eternas.

"Essa afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores..." (1 Tm 1:15).


A boa nova é que Cristo morreu por pecadores como nós. E Ele ressucitou dentre os mortos para ratificar o poder de sua morte e abrir as portas da alegria e vida eternas (1 Co 15: 20). Isso significa que Deus pode inocentar os pecadores e continuar a ser justo (Rm 3: 25, 26). "Pois também Cristo sofreu pelos pecados de uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus..." (I Pe 3: 18). A mais profunda e eterna satisfação será a de estar no céu com Deus.


6. Os benefícios adquiruidos mediante a morte de Cristo pertencem àqueles que se arrependem e confiam Nele

"Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados" (At 3: 19)


"Arrepender-se" significa afastar-se de todas as promessas enganosas do pecado. "Fé" significa estar satisfeito com tudo o que Deus promete ser para nós em Jesus. "... aquele que crê em mim", diz Jesus, "nunca terá sede" (Jo 6: 35). Nós não conquistamos a salvação. Não a merecemos (Rm 4: 4, 5). Ela é concedida pela graça mediante a fé (Ef 2: 8, 9). É gratuita (Rm 3: 24). Nós a recebermos se a desejarmos acima de todas as coisas (Mt 13: 44). Quando fazemos isso, o objetivo de Deus para a criação é alcançado: Ele é glorificado em nós, e nós nos alegramos Nele - para sempre.

Isso faz sentido pra você? Você deseja esse tipo de satisfação que vem da alegria com tudo o que Deus é para você em Jesus? Se a sua resposta for sim, Deus está trabalhando em sua vida. O que você deve fazer?

Afaste-se das promessas enganadoras do pecado. Invoque o nome de Deus para salvá-lo da culpa, do castigo e da escravidão do pecado. "... porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Rm 10: 13). Começe depositando sua esperança em tudo o que Deus é para você em Jesus. Destrua o poder das promessas do pecado mediante a fé que você tem nas gloriosas promessas de Deus. Leia a Bíblia para encontrar suas preciosas e gloriosas promessas, que podem libertá-lo (2 Pe 1: 3, 4). Encontre uma igreja que creia na Bíblia e começe a adorar e crescer espiritualmente com outras pessoas que amam a Cristo acima de todas as coisas (Fp 3: 7).

A melhor notícia do mundo é que não há necessidade de existir conflito entre nossa felicidade e a santidade de Deus. Quando estamos satisfeitos com tudo o que Deus é para nós, em Jesus, nós O engrandecemos como o maior de todos os tesouros.


"Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita" (Salmos 16: 11) .



Retirado do livro "Um Homem Chamado Jesus Cristo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário