quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O ESPÍRITO SANTO NOS ASSISTE EM NOSSAS FRAQUEZAS


Por Hernandes Dias Lopes

Um fato glorioso que merece ser destacado é o de que Deus não nos abandonou nem virou seu rosto por nossas fraquezas. Não desistiu de nós por nosso fracasso. Não nos esmagou nem nos esbofeteou ao flagrar-nos na contramão de sua vontade. Não nos rejeitou nem nos condenou ao ver-nos caídos. Não nos deixou entregues a nossa própria sorte. Não sentiu nojo de nossa imundícia. Não escondeu seu rosto santo de nós por nossa feiúra existencial. Não nos desamparou, não esmagou a cana quebrada nem apagou o pavio que fumega.

O apóstolo Paulo diz que o Espírito nos assiste em nossas fraquezas. Ele se solidariza com o sofrimento humano. Nosso Deus é sensível, amoroso e sofre conosco. Ele se encurva para descer até nós e carregar nosso fardo pesado. Quando nos sentimos cansados, nos toma no colo. Fortalece-nos quando nossa sensação é de fraqueza. Deus nos consola quando a tristeza nos encurrala, e alivia a nossa carga quando o peso da vida nos pressiona além da conta.

A palavra que Paulo emprega para "assistir", segundo o reformador João Calvino, significa mais que "auxiliar". O sentido mais apropriado é que o Espírito toma sobre si a nossa carga não somente para nos ajudar e socorrer, mas, sobretudo, para nos aliviar, carregando todo o peso por nós. Na verdade, se o Espírito de Deus não nos ajudasse, seríamos esmagados pelas pressões da vida e andaríamos debilitados o tempo inteiro.

Nossas fraquezas são resultado do nosso pecado, da nossa rebeldia e da nossa desobediência. Elas certamente ferem o coração de Deus. Mas a misericórdia do Senhor é tão grande que ele puniu o nosso pecado em seu Filho, na cruz, poupando-nos do castigo que as nossas transgressões merecem. Em vez de nos condenar, Deus nos absolve. Ao invés de lançar sobre nós a nossa culpa, ele nos justifica. Em vez de deixar-nos entregues a nossa própria sorte, nos assiste em nossas fraquezas. O Espírito Santo, que habita em nós, toma sobre si nosso fardo e o carrega por nós. Nossa fraqueza nos levaria ao desfalecimento e ao desespero, não fosse a assistência do Espírito. Ele nos dá força para prosseguir na jornada, e nos faz levantar os olhos e seguir adiante rumo à glória.

Há momentos na vida em que se ajuntam sobre nossa cabeça nuvens escuras. Nessas horas, sentimo-nos encurralados por tempestades devastadoras: E a enfermidade que entra em nossa casa sem pedir licença; é a dor do luto que nos oprime; é o casamento ferido mortalmente pelo divórcio; é a crise financeira que se abate sobre a família num tempo de recessão; é o desemprego que nos empurra para a vala comum da desesperança. Essas enxurradas nos arrastam com violência e passam sobre nós, deixando-nos feridos, quebrados, enfraquecidos.

Sentimo-nos encurralados pela própria desventura. Somos apanhados pelas próprias cordas do nosso pecado. Somos entregues aos verdugos e aos flageladores da alma. Nossa consciência, carregada de culpa, é tomada pelo desespero total. Nossa estabilidade emocional entra em colapso. A depressão assoladora nos tira o brilho dos olhos e os sonhos do coração. Muitos até mesmo desesperam-se da própria vida e tentam fugir dela, flertando com a morte, buscando o caminho radical do suicídio.

Não são poucos aqueles que chegam ao fundo do poço sem ter sequer uma corda para se agarrar. São pessoas sem esperança, que vêem o mundo desmoronar sobre a cabeça. Nessas horas, quando todos os amigos fogem, quando todas as forças acabam, quando todos os recursos parecem se esgotar, Deus aparece e estende a mão onipotente, tirando-nos do poço de perdição e arrancando-nos do fosso de lama. E o Senhor quem firma os nossos pés sobre uma rocha em que podemos dar passos seguros.

James Hastings diz que aquele que pode confessar "eu creio no Espírito Santo" encontrou um amigo divino. Para ele, o Espírito Santo não é uma influência, uma energia ou alguém distante, mas um consolador presente a quem Cristo enviou para estar sempre conosco; um guia presente o tempo todo, pronto para nos conduzir a toda verdade; um advogado sempre pronto para apresentar nossa causa diante do trono do Pai. Que bendita esperança é esta: a de termos o Espírito Santo, Deus onipotente, para nos assistir em nossas fraquezas. Aquele que embelezou os céus e a Terra e espalha vida em todo o universo pelo seu poder criador é o mesmo que nos fortalece em nossas debilidades.

Retirado de "Destinados Para Glória".


Salmos 46

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.Deus está no meio dela; não se abalará.

Deus a ajudará, já ao romper da manhã.Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do SENHOR; que desolações tem feito na terra!

Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.


Um comentário:

  1. "Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
    2 Coríntios 3:17"

    ResponderExcluir