quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

COMO SER CONDUZIDO PELO ESPÍRITO


Por Madame Guyon

Gostaria agora de introduzí-lo num dos principais objetivos da oração - ser conduzido pelo Espírito de Deus.A reação no interior do seu espírito está agora sendo ativada pelo próprio Deus através da intervenção do Seu espírito.

Paulo exorta-nos para sermos: "GUIADOS PELO ESPÍRITO DE DEUS" (Romanos 8:14). Ezequiel, o profeta, teve uma visão de rodas as quais tinham o Espírito vivo. Aonde ia o Espírito, íam as rodas. Elas subiam e desciam como o Espírito de vida direcionava. (Veja Ezequiel 1:20-21). Nós, desta maneira, devemos movimentar-nos de acordo com o Espírito de vida que está em nós, e sermos cautelosamente fiéis para movermo-nos somente quando Ele se mover. Portanto, as suas reações não reverberarão em você mas, ao contrário, no Criador que o fez e que deseja conduzí-lo por toda sua vida.

Esta "reação" sendo conduzida sempre o envolverá com paz. Quando você interrompe a orientação do Espírito, perceberá sempre, porque sentir-se-á comovido ou constrangido. Porém, quando suas reações estão sob a influência do Espírito da graça, serão livres, fáceis e tão naturais que parecerão como se não tivesse siquer agido.

Salmo 18:19 declara: "TROUXE-MÉ PARA UM LUGAR ESPAÇOSO; LIVROU-ME, PORQUE TINHA PRAZER EM MIM". Quando o seu espírito está concentrado em Deus, todas as reações que Ele" traz são nobres, cheias de paz, naturais, e tão espontâneas que dificilmente lhe parecerá ter tido qualquer atividade espiritual. Por exemplo, observe uma roda enquanto gira vagarosamente. Você pode ver facilmente todas as suas partes? Porém quando ela passa rapidamente nada distingue.

Querido, quando está descansado em Deus, suas reações estão sendo magnificamente elevadas e também serão, ao mesmo tempo, tranquilas. E quanto mais tranquilas forem mais serão aperfeiçoadas, porque é Deus quem está movendo e dirigindo suas reações.Deus mesmo nos persuade. Ele nos motiva a buscá-lo. No primeiro capítulo de Cantares de Salomão a esposa fala ao seu amado e diz: "LEVA-ME". Nós também podemos dizer: "LEVA-ME" "Oh, Senhor para Ti. Tu és o meu centro divino. Tu deténs o segredo da minha existência, e eu TE seguirei".

A atração de Deus é ao mesmo tempo um perfume, para agradar e um unguento para cicatrizar. Todavia, a cada alma é dada liberdade, sem constrangimento, para seguí-Lo, Deus nunca usa a força. Ao contrário, Ele nos atrai pela Sua poderosa e doce presença.

Oh! Deus, leva-nos sempre para mais perto de Ti, pelo poder do Teu doce e Santo Espírito.

Prossiga em conhecer Deus

" ...MAS UMA COISA FAÇO E É QUE ESQUECENDO-ME DAS COISAS QUE ATRÁS FICAM, E AVANÇANDO PARA AS QUE ESTÃO DIANTE DE MIM, PROSSIGO PARA O ALVO, PELO PRÊMIO DA SOBERANA VOCAÇÃO DE DEUS EM CRISTO JESUS". (Filipenses 3:13,14). Diria você que um homem ficou insano, porque tendo, começado uma viagem, permaneceu no lugar inicial de hospedagem por lhe terem dito que outros viajantes haviam apreciado a estada ali? Esta é a minha oração, então, prossigam para o final. Não parem no primeiro estágio de sua jornada.

Não pensem que não há necessidade de prontidão ao início de suas jornadas para conhecer a Deus. Primeiro, é a sua entrada. Quando o Pai chamá-los para comunhão com Ele, precisam prestar atenção ao convite para entrar no caminho estreito. Os primeiros auxílios que recebem do início da jornada tornar-se-ão, entretanto, prejudiciais à medida que progridam para Jesus. Deixe-os de lado. Eles atrasarão vocês em atingir o objetivo. Siga o exemplo de Paulo permitindo-se ser: "GUIADOS PELO ESPÍRITO DE DEUS" (Romanos 8:14). Ele os conduzirá até a última etapa de gozar Deus para sempre.

Enquanto estou certa de que muitos concordarão comigo que o gozo de Deus é o objetivo para o qual fomos criados, tenho também certeza que muitos temerão e mesmo evitarão o processo. Muito estranho que tantos mantenham esta idéia como causa de seus sofrimentos. Não é assim: Aquilo que é enviado por Deus somente produzirá a perfeição da Sua glória em sua presente e futura existência. Não sejam ignorantes do fato de que Deus é o supremo Deus. A bem-aventurança principal consiste na união com Ele. Cada santo diferirá na glória conforme a perfeição desta união com Ele.

Lembrem-se que não poderão gerar suficiente prontidão para conseguir esta união com Deus, visto que é o próprio Deus quem deve primeiro levar-nos a Ele. Então, em nossas simplicidade e mansidão, Deus continuará unindo-nos a Ele de uma bela maneira. O caminho não é perigoso. Não, Jesus Cristo o percorreu antes de nós. Isto habilita-nos a percorrer o caminho, a experimentar a felicidade e sermos chamados para a comunhão com Deus, ao mesmo tempo nesta vida e na próxima.

Eu enfatizaria minha declaração - vocês são chamados para gozar Deus e não somente Suas dádivas para conosco. Embora suas dádivas sejam belíssimas, elas não podem trazer pleno contentamento para suas almas. As mais sublimes dádivas de Deus não podem trazer felicidade a menos que o Doador também conceda-se a si mesmo. O pleno desejo de nosso Pai Celeste é dar-se a Si mesmo a cada criatura de acordo com a capacidade de nós o recebermos. Por que, então, estão relutantes em serem levados a Deus? Por que receiam a preparação para esta união divina?

Nunca conseguirão fingir ter conseguido esta condição se não a atingirem. Ninguém pode. Em breve descobrirão; exatamente como a pessoa ao ponto de perecer de fome finge estar farto e satisfeito. Algum desejo ou palavra, algum lamento ou marca inevitavelmente escapará de você, denunciando o fato de que está longe de estar satisfeito.

Veja, escrevi isto para outra vez dizer-lhes que não poderão alcançar este fim pelos seus próprios esforços.. Eu não pretenderia apresentar a nenhum de vocês, esta idéia. Escrevo unicamente para indicar o caminho que leva a encontrar a Deus.

Peço-lhes, para que não se mantenham ligados às conveniências do caminho ou a qualquer prática exterior, as quais precisarão ser todas deixadas para trás, quando Deus der o sinal para prosseguir. Não seria uma cruel injustiça conduzir um homem sedento à uma fonte fresca, e então segurá-lo para que não possa alcançá-la até que morra de sede? Todavia, é o que fazemos cada dia.

Nossa jornada para Deus tem seu início, seu curso, e seu término. Quanto mais perto chegarmos do final do caminho, mais longe estaremos do seu início. Devemos deixar um para chegar ao outro. Prossiga, prossiga, prossiga para Deus! Não seja como a maioria da humanidade que se orgulha de sua própria sabedoria cega.

Oh, que verdade Jesus revelou quando disse: "GRAÇAS TE DOU, Ó PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA, QUE OCULTASTE ESTAS COISAS AOS SÁBIOS E ENTENDIDOS, E AS REVELASTES AOS PEQUENINOS". (Mateus 11:25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário